Irá decorrer no dia 18 de Maio no Museu do Artesanato de Évora pelas 10:30h e posteriormente pelas 15:30h, uma pequena dramatização acompanhada por História. Esta será elaborada pelas alunas do 3º ano do curso de Educação de Infância da Universidade de Évora.
Também iremos propor que realizem a sua própria peça de cerâmica utilizando a técnica do Redondo. Por sua vez, e com a ajuda das futuras educadoras, iremos desafiar- vos para a realização de um azulejo.
A visita ao Museu do Artesanato, mais conhecido como o Celeiro Comum – Centro de Artes Tradicionais, começa com um percurso traçado, no qual iremos descobrir várias pistas. Estas mesmas demonstram e comparam os utensílios que usamos no passado e no presente. É explicada a funcionalidade das peças e posteriormente a descoberta da pista surgirá.
É depois da visita que os nossos pequenos oleiros vão riscar a sua peça - Azulejo.
É a tradição do Redondo que serve de ponto de partida para que as crianças realizem também a sua peça de cerâmica riscada. Na sala de aula e após a apresentação de uma história tradicional que se relaciona com os temas representados nos pratos do Redondo, as crianças são convidadas a criar o seu próprio desenho. São convidadas também a visitarem o Celeiro Comum – Centro de Artes Tradicionais, onde vão conhecer peças de diversos oleiros e onde vão riscar e pintar a sua peça. As inscrições estão abertas para grupos escolares dos 3 aos 10 anos, e podem ser feitas através dos telefones 939 332 195, 266 771 212, ou pelo e-mail: cat.celeirocomum.mail.telepac.pt